quarta-feira, 18 de março de 2009

Novos rumos

É necessário compreender a finalização de uma etapa em nossa vida. Se persistimos nela por tempo a mais do que o mínimo necessário acabamos nos desgastando e perdemos nosso brilho, nossa alegria, e até o sentido de outras etapas que vieram e virão. Terminando ciclos, fechando portas, escrevendo outra página - não importa como chamamos, o importante é deixar no passado o que realmente já acabou.

Se terminou um relacionamento? Se não consegue emprego ou se foi despedido?Se iniciou sua vida fora da casa da família? Se seu melhor amigo, de longas datas, simplesmente desapareceu sem pistas ou explicações? Se as dores insistem...
Pode-se passar longos períodos se desgastando para tentar responder a algumas perguntas como essas. Pode até dizer para si mesmo que não caminhará mais por simplesmente não compreender as razões que levam determinadas coisas, tidas como importantes pra nós, foram subitamente transformadas...em absolutamente vento, nada.

Ninguém pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, a física prova isso, é impossível viver no passado e no presente, concomitantemente, mesmo quando nos esforçamos para entender os acontecimentos de nossa vida, de nosso simples vida. Devemos aceitar que o que se passa não volta mais. Não é possível voltar a ser guri e brincar no pé manga, não é possível ser adolescente na juventude, não e possível ser amante de alguém que já se partiu. As coisas simplesmente passam, e o melhor que se deve fazer é deixar que elas vão embora. Por isso, recomendo mudança. Mudança de quarto, de ambiente de trabalho, de humor, de expectativa de vida. Acredito que tudo que está presente visivelmente neste mundo é reflexo daquilo que não enxergamos com nossos próprios olhos, mas sim vemos com o coração. E saber mudar, ou seja, abrir-se a novas possibilidades significa dar abertura para outras coisas melhores e mais significativas tomem lugar ao teu coração.
Outro dia li em um jornal a seguinte frase "ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos". Sabe, não espere muito que alguém entenda seu amor, que saibam reconhecer todo aquele seu esforço, que lhe aplaudam porque você é um grande sábio, não espere muito. Apenas espere. Antes de iniciar um capítulo novo em nossa vida, é preciso terminar o capítulo anterior. Dar um fim ao que começou. Nada é insubstituível. Um hábito não precisa ser necessário. Isso é sério.
Para finalizar quero não utilizar minhas próprias palavras, mas sim, de uma grande amiga. "Encerrar ciclos. Iniciar outros. Abrir caminhos. Desbravar outros. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque aquilo já não se encaixa em tua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa sacuda a poeira. Deixe de ser quem você foi, e se transforme em quem realmente você é.